quinta-feira, 27 de abril de 2023

Reparação de avarias no Computador

1. Como efetuar cópias de segurança do disco.
Cópia manual de arquivos: você pode fazer uma cópia dos seus arquivos importantes manualmente, copiando-os para um disco rígido externo, pendrive ou outro dispositivo de armazenamento.

2. Como evitar o sobre aquecimento do computador.
- Limpe o interior do computador
- Posicione o computador corretamente
- Use um cooler externo
- Verifique as ventoinhas
- Monitore a temperatura

2. Como identificar componentes incompatíveis num computador.
- Verifique as especificações técnicas
- Verifique a compatibilidade do tipo de memória, de energia, da interface e do tamanho dos componentes.

4. Corrigir o erro "Hard Drive Failure".
- Faça backup dos seus dados
- Verifique as conexões do disco rígido
- Execute o utilitário de verificação de disco e um software de diagnóstico do disco rígido
- Considere a substituição do disco rígido

5. O monitor apresenta o menu da BIOS, mas não arranca.
- Verifique as conexões do cabo
- Reinicie o computador e verifique se o hardware e a memória RAM funcionam corretamente.

6. Os discos SATA não são reconhecidos.
- Atualize os drivers SATA
- Verifique as conexões SATA
- Verifique as configurações da BIOS
- Verifique se há conflitos de jumper
- Teste o disco rígido em outro computador

7. Quando se liga à corrente, o PC arranca até à deteção da drive de disquetes e para.
Verifique se há discos na unidade de disquete
- Verifique as configurações do BIOS
- Desconecte a unidade de disquete
- Verifique a conexão a unidade de disquete
- Substitua a unidade de disquete

8. O computador arranca normalmente, mas subitamente desliga.
- Verifique se o cabo de alimentação está bem conectado e se a fonte de alimentação do computador está funcionando corretamente
- Se o processador ou outros componentes do computador estiverem superaquecendo, o computador pode desligar para evitar danos. Verifique se o sistema de refrigeração, incluindo o ventilador da CPU, está funcionando corretamente e se há acúmulo de poeira
- Um erro no sistema operacional ou em algum aplicativo pode fazer com que o computador desligue. Verifique se há atualizações de software disponíveis e execute um antivírus para verificar se há malware ou vírus no sistema
- Um componente de hardware defeituoso, como uma placa-mãe ou uma unidade de disco rígido, pode causar desligamentos repentinos

9. O computador parece arrancar normalmente, mas monitor permanece preto.
- Certifique-se de que o cabo VGA, DVI, HDMI ou DisplayPort esteja conectado corretamente tanto no monitor quanto na placa gráfica do computador
- Verifique se o monitor está ligado e se a fonte de alimentação está funcionando corretamente. Tente conectar o monitor a outro computador para garantir que ele esteja funcionando corretamente
- Desligue o computador e desconecte o cabo de alimentação. Aguarde alguns minutos e, em seguida, reconecte o cabo e ligue o computador novamente. Isso pode redefinir a placa gráfica e resolver o problema

10. Quando se pressiona o botão ligar, nada acontece.
- Verifique se o botão de ligar está funcionando corretamente. Tente pressionar o botão várias vezes para ver se ele está preso ou não responde
- Certifique-se de que o cabo de alimentação esteja conectado corretamente tanto na fonte de alimentação quanto na tomada de energia
- Se possível, remova todos os componentes desnecessários do computador, como placas de expansão, discos rígidos adicionais, unidades de DVD e assim por diante

11. Sistema recusa arrancar a partir de uma drive USB.
- Acesse a BIOS do computador e verifique se a unidade USB está configurada como a primeira opção de inicialização na ordem de inicialização. Certifique-se de que a opção de inicialização a partir de USB esteja habilitada na BIOS
- Verifique se a unidade USB está funcionando corretamente. Tente conectar a unidade USB a outro computador para garantir que ela esteja funcionando corretamente

12. Mensagem "Out of scan range" é apresentado no monitor.
- Acesse as configurações de vídeo do sistema operacional e verifique se a resolução e a taxa de atualização estão configuradas corretamente
- acesse as configurações de vídeo da BIOS para verificar se as configurações estão corretas
- Verifique se há atualizações disponíveis para os drivers de vídeo do seu sistema
13. O texto está muito grande ou muito pequeno.
- Use o atalho de teclado que permita ajustar o zoom na tela. Geralmente, o atalho é a tecla "Ctrl" em combinação com a tecla "+" para aumentar o zoom e a tecla "-" para diminuir o zoom
- Acesse as configurações de exibição no painel de controle do seu sistema operacional. Você pode alterar a resolução da tela, a escala e o tamanho do texto, entre outras opções para corrigir o problema
14. O monitor apresenta partes da imagem a preto, branco ou outra cor.
- Verifique se as configurações de cores do monitor estão corretas
- Verifique se o cabo de vídeo que conecta o monitor ao computador está corretamente conectado e se não há danos visíveis no cabo
- Atualizar os drivers da placa gráfica e verifique se isso resolve o problema

15. Problemas com os monitores CRT.
- Verifique se todos os cabos estão conectados corretamente
- Verifique as configurações do monitor e da placa gráfica para garantir que estejam configuradas corretamente
- Certifique-se de que a resolução do monitor esteja configurada corretamente
- Verifique se a frequência de atualização está definida corretamente

16. O monitor não apresenta imagem.
- Desligue o monitor, desconecte-o da tomada e aguarde alguns minutos antes de reconectá-lo e ligá-lo novamente
- Teste o monitor em outro computador para ver se o problema é com o monitor ou com o computador
- Verifique se o brilho do monitor está definido corretamente. Às vezes, a imagem pode estar presente, mas muito escura para ser vista

17. O monitor treme, faz um barulho elétrico, desliga-se inesperadamente e emite um odor a queimado.
- Se o monitor estiver emitindo um odor a queimado, desligue-o imediatamente e desconecte-o da tomada
- Se o problema persistir, entre em contato com o fabricante do monitor ou um técnico qualificado para diagnosticar e corrigir o problema. É possível que haja um problema com a placa de circuito ou outro componente do monitor que precise ser substituído

18. A imagem treme.
- A proximidade de outros dispositivos eletrônicos, como alto-falantes, telefones celulares e outros monitores, pode causar interferência eletromagnética, o que pode fazer com que a imagem pareça instável ou tremida
- Problemas de energia elétrica podem afetar a estabilidade da imagem. Certifique-se de que o monitor esteja conectado a uma fonte de energia confiável e que sua casa ou escritório esteja equipado com um sistema de energia elétrica adequado

19. Problemas com os monitores LCD.
-  Se houver manchas ou pixels mortos na tela, você pode tentar corrigi-los usando uma ferramenta online de reparo de pixels. Essas ferramentas podem ajudar a reviver pixels mortos na tela
- verifique as configurações de cor do monitor. Certifique-se de que as configurações de cor estejam definidas corretamente

20. Surge a mensagem “Signal out of range".
- Reinicie o computador
- Se o problema persistir, reinicie o computador e pressione a tecla F8 repetidamente durante a inicialização para acessar o modo de segurança. A partir daí, você pode ajustar as configurações de exibição para a resolução e taxa de atualização corretas

21. Alguns pixéis estão sempre ligados/desligados.
-  Tente executar um teste de pixel para verificar se os pixels presos ou mortos podem ser corrigidos automaticamente. Consulte o manual do usuário do seu monitor para obter instruções sobre como executar o teste de pixel
- Às vezes, aplicar uma pressão suave e massagear suavemente a área em torno dos pixels presos pode ajudar a corrigi-los. Tenha cuidado ao fazer isso para não danificar ainda mais o monitor
-  Se nenhuma das etapas acima funcionar, pode ser necessário substituir o monitor, especialmente se o monitor estiver fora da garantia ou se os pixels mortos ou presos forem muito numerosos ou estiverem em uma área crítica da tela

22. Quando há necessidade de substituição da motherboard
- Se houver uma falha no BIOS (Sistema Básico de Entrada/Saída) da placa-mãe, pode ser necessário substituir a placa
- Se a placa-mãe sofrer danos físicos, como uma quebra ou dano causado por um componente solto ou líquido derramado, pode ser necessário substituí-la.
- Se os slots de expansão da placa-mãe estiverem danificados ou se houver problemas de compatibilidade com os componentes, como placas de vídeo, placas de som ou outras placas de expansão, pode ser necessário substituir a placa-mãe.

23. O som sai com ruído ou de forma intermitente.
- Verifique se as conexões de áudio do seu computador estão bem conectadas
- Verifique se o volume do seu computador está configurado corretamente
- Atualize os drivers de áudio

24. Cuidados a ter com o processador.
- Mantenha o processador limpo
- Não toque nos pinos do processador
- Não force o processador
- Desligue o computador quando não estiver em uso

25. O teclado não funciona.
- Verifique as configurações do teclado
- Verifique se o teclado está com defeito
- Se você tiver outro teclado, tente conectá-lo ao computador para ver se o problema é com o teclado ou com o computador

26. Algumas teclas não funcionam.
- Verifique as teclas presas ou sujas
- Verifique a conexão do teclado
- Verifique se o teclado está com defeito

27. Algumas teclas ficam presas ou não vão abaixo corretamente.
- Verifique se há sujeira ou detritos sob as teclas
- Tente remover as teclas presas ou que não se movem corretamente. Use um pano macio para limpar as teclas e a área em volta delas. 

28. Os caracteres que escrevo não coincidem com os que aparecem no monitor.
- Verifique se o layout do teclado está correto
- Verifique o driver do teclado
- Verifique a conexão do teclado

29. Como aceder ao sistema caso se esqueçam a password.
Se houver outra conta de administrador no sistema, você pode usar essa conta para redefinir a senha da sua conta. Faça login com a conta de administrador e vá para as configurações de usuário para redefinir a senha da sua conta.

- Existem muitas ferramentas de recuperação de senha disponíveis na internet. Essas ferramentas podem criar um disco ou USB inicializável para que você possa redefinir a senha da sua conta. Certifique-se de baixar uma ferramenta de recuperação de senha confiável.

- Você pode iniciar o seu computador em Modo de Segurança e acessar a conta de administrador para redefinir a senha da sua conta. O Modo de Segurança não exige que você digite a senha da sua conta para fazer login.

- Se as soluções acima não funcionarem, você pode reinstalar o sistema operacional. Isso apagará todos os seus arquivos e aplicativos, mas você terá acesso ao sistema novamente.

30. O sistema perde a hora, as informações ou dá erro de bateria.
- Verifique as configurações do BIOS
- Verifique o cabo de alimentação
- Verifique o cabo de alimentação

31. O computador não arranca, simplesmente faz um beep.
- O manual do usuário do seu computador deve incluir uma seção sobre o significado das sequências de beep. Consulte o manual para ver se há alguma informação sobre o problema específico que está ocorrendo
- Se o problema não estiver listado no manual, verifique se há componentes soltos ou mal conectados dentro do seu computador
- A memória RAM é um dos principais componentes que pode causar problemas de beep. Remova a memória RAM do seu computador e tente ligá-lo novamente. Se o computador ainda emitir o mesmo beep, isso pode indicar um problema com outro componente. Se o beep desaparecer, tente substituir a memória RAM por outra ou coloque-a de volta e verifique se está devidamente encaixada

32. O computador arranca, mas não reconhece toda a memória instalada.
- Verifique a limpeza dos slots da memória RAM
-  Remova a memória RAM e reinstale-a. Certifique-se de que a memória RAM esteja firmemente encaixada e que as travas estejam no lugar correto
- Módulos de memória mal instalados

33. O computador reporta um erro de memória no arranque.
- Verifique se há problemas de software
- Substitua a memória RAM
- Teste cada módulo de memória RAM individualmente

34. O disco rígido não funciona e não permite qualquer acesso.
- Substitua o disco rígido
- Verifique as conexões do disco rígido

35. O disco rígido tem erros de leitura/escrita.
- Execute uma verificação de disco
- Faça backup dos seus dados importantes
- Use software de recuperação de dados

36. Disco rígido ruidoso.
- Faça backup dos seus dados importantes
- Execute uma verificação de disco
- Tente substituir a fonte de alimentação

37. Código de beeps da AMI.
1 beep curto: POST bem-sucedido.
- 1 beep longo, 2 beeps curtos: Erro de vídeo (normalmente problemas com a placa de vídeo).
- 1 beep longo, 3 beeps curtos: Erro de memória RAM.
- 3 beeps curtos: Erro de memória RAM.
- 1 beep longo, 8 beeps curtos: Erro de memória gráfica.
- 5 beeps curtos: Erro de CPU (normalmente problemas com a CPU ou placa-mãe).
- 6 beeps curtos: Erro de teclado (normalmente problemas com o teclado).

38. Código de beeps da Phonix.
1 beep curto: POST bem-sucedido.
- 1 beep longo, 2 beeps curtos: Erro de vídeo (normalmente problemas com a placa de vídeo).
- 1 beep longo, 3 beeps curtos: Erro de memória RAM.
- 1 beep longo, 4 beeps curtos: Erro de memória RAM.
- 1 beep longo, 5 beeps curtos: Erro de memória RAM.
- 1 beep longo, 6 beeps curtos: Erro de memória RAM.
- 1 beep longo, 7 beeps curtos: Erro de processador (normalmente problemas com a CPU ou placa-mãe).
- 1 beep longo, 8 beeps curtos: Erro de memória gráfica.
- 2 beeps curtos: Erro de memória RAM (normalmente problemas com o módulo de memória).
- 3 beeps curtos: Erro de memória RAM (normalmente problemas com o módulo de memória).
- 4 beeps curtos: Erro de memória RAM (normalmente problemas com o módulo de memória).

39. Código de beeps da Award.
- 1 beep curto: POST bem-sucedido.
- 1 beep longo: Problema com a placa de vídeo.
- 2 beeps curtos: Problema de paridade na memória RAM.
- 3 beeps curtos: Problema de leitura ou escrita na memória RAM.
- 4 beeps curtos: Problema de temporização na memória RAM.
- 5 beeps curtos: Problema na CPU.
- 6 beeps curtos: Problema no controlador de teclado.
- 7 beeps curtos: Problema no modo virtual do processador.
- 8 beeps curtos: Problema na memória gráfica.
- 9 beeps curtos: Problema no BIOS.- 

40. O computador está demasiado lento.
- Verifique se há malware
- Limpe o disco rígido
- Desinstale programas não utilizados
- Desative programas de inicialização automática

41. O disco está cheio.
- Use o armazenamento em nuvem
- Mova arquivos grandes para uma unidade externa
- Limpe os arquivos temporários

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